Opiniões FUNIBER: Gonzalo Mata, aluno mexicano bolsista pela FUNIBER: “O apoio da Fundação tem sido providencial”.

Opiniões FUNIBER: Gonzalo Mata, aluno mexicano bolsista pela FUNIBER: “O apoio da Fundação tem sido providencial”.

Gonzalo Mata é um estudante mexicano que está finalizando o Projeto Final do Mestrado em Recursos Humanos e Gestão do Conhecimento, com titulação pela Universidad Internacional Iberoamericana (UNINI-México). Gonzalo nos chamou a atenção, entre outras questões, porque acumulou 40 anos de experiência como professor na Universidad Autónoma de San Luis Potosí (UASLP).

Para ele, o apoio recebido da equipe da FUNIBER foi decisivo para poder completar com sucesso as disciplinas do Mestrado. Afirma que a única desvantagem é não poder agradecer pessoalmente por toda a ajuda recebida.

Como soube da FUNIBER e da atividade da fundação?

Eu estava simplesmente procurando por mestrados e outros programas de pós-graduação e encontrei informações sobre a FUNIBER e boas referências.

O que fez você decidir pela FUNIBER?

O tratamento gentil da equipe quando falei com eles pela primeira vez e as facilidades para poder estudar. Naquela época eu estava em uma situação difícil no local de trabalho e na família, de modo que as facilidades oferecidas me fizeram decidir pela FUNIBER.

Você se sentiu apoiado e recebeu suporte em seus estudos?

Sim, de fato, posso afirmar que esse suporte tem sido um elemento decisivo para que eu possa terminar o mestrado. Todos os funcionários da FUNIBER, tanto administrativo quanto docente, me ajudaram muito, com muita gentileza, e sempre ofereceram muito encorajamento.

Como está sendo sua experiência com a fundação?

Como já apontei, a minha experiência pessoal com a Fundação está sendo maravilhosa, teria sido difícil para mim chegar a esta fase dos meus estudos sem o seu apoio. Academicamente falando, a verdade é que estudar a distância exige disciplina, e isso ajudou a desenvolver-me com mais segurança como professor da UASLP.

Quais são as vantagens e desvantagens deste sistema?

Eu acredito que estudar a distância tem muitas vantagens; por exemplo, é mais barato do que a educação convencional, posso adaptar os estudos aos meus horários e trabalhar em casa. Além disso, como eu disse, a equipe é muito atenciosa.

A verdade é que não encontrei nenhum problema em estudar a distância. Apenas lamento não ter tido a possibilidade de conhecer os membros da FUNIBER, que me ajudaram muito e poder agradecer-lhes pessoalmente por todo esse apoio.

Você acha mais difícil terminar seus estudos?

Nada é fácil na vida, mas com um pouco de sacrifício eu pude chegar até aqui. Eu queria completar meu sono, sacrifícios tão pequenos como trabalhar até tarde por várias noites e até passar fome para não dormir durante o estudo não envolviam grandes esforços.

O curso e os professores cumpriram com as suas expectativas?

Sim, esta formação acadêmica que estou recebendo está me permitindo atualizar muitos conteúdos e ser melhor no meu dia-a-dia na UASLP.

O que você destacaria sobre a sua experiência cursando os estudos patrocinados pela FUNIBER?

Que esses estudos e o patrocínio da FUNIBER estão permitindo minha superação na área acadêmica, pessoal e profissional, e cumprir um sonho que, de outra forma, não poderia ter sido alcançado.

Você pôde aplicar os conhecimentos adquiridos com a formação patrocinada pela FUNIBER?

Sim, acredito que sou um professor melhor e mais capacitado para ajudar os alunos. Além disso, esse mestrado permitiu familiarizar-me com ferramentas tecnológicas que não usava antes.

Você espera que o Mestrado em Recursos Humanos e Gestão de Conhecimento promovido pela FUNIBER lhe abra novos horizontes profissionais? Quais?

Sim, por agora vou participar no desenvolvimento de programas e disciplinas que serão estudadas a distância na UASLP para promover a formação contínua entre os estudantes universitários.

Porque você decidiu, após 38 anos como professor universitário, cursar este Mestrado em Recursos Humanos e Gestão do Conhecimento?

Bem, a verdade é que eu decidi aposentar-me então, com 74 anos e 38 deles como professor, mas então pensei que não estava com pressa, e que, enquanto estava em boa saúde, queria continuar ensinando. É por isso que cursei o Mestrado, isso me permite ser melhor no meu trabalho. E recentemente o Reitor da UASL me deu a medalha “Rafael Nieto Campean” pelos 40 anos de serviço de ensino na instituição.

Você recomendaria os programas patrocinados pela FUNIBER para algum amigo ou familiar estudar?

Sim, claro, eu já recomendo isso para várias pessoas e acredito que algumas delas já se inscreveram.