Opiniões FUNIBER: Américo Filomena, aluno moçambicano: “O que me marcou foi a diligência dos professores”

Américo Filomena é um aluno da região moçambicana do Xai-Xai, bolsista pela FUNIBER do Mestrado em Direção Estratégica em Tecnologias da informação, com titulação pela Universidad Europea del Atántico (UNEATLANTICO), em busca de novos horizontes profissionais. O Mestrado satisfez amplamente as expectativas de Américo e ele ficou muito contente com a diligência do pessoal docente.

Como você conheceu a FUNIBER e as atividades da fundação?

Eu estava a fim de aumentar o meu nível acadêmico e, na conversa, um parente me indicou a FUNIBER.

O que fez você decidir pela FUNIBER?

Duas coisas me fizeram tomar a decisão: primeiro os custos do curso seriam acessíveis se conseguisse a bolsa parcial que a fundação proporciona aos seus estudantes e, da qual fui beneficiado; segundo, avaliando a minha disponibilidade, vi que haveria uma flexibilidade do tempo necessário para me dedicar aos estudos, mas sem prejudicar a minha vida profissional.

Como foi a sua experiência com a fundação? Você se sentiu apoiado e seguro em seus estudos?

No início dos estudos senti alguma pequena dificuldade, mas na primeira vez que entrei em contato com os profissionais da FUNIBER tive a devida ajuda que precisava.

Como foi a experiência de estudar a distância? Quais vantagens e desvantagens tem este sistema? Foi difícil poder concluir seus estudos?

Sendo a minha primeira vez a frequentar um curso nesta modalidade de aprendizagem, pensei que haveria pouca pressão como estudante. Mas, à medida que o tempo passava e me familiarizava com os estudos, senti mais pressão e não restava nada que mais dedicação e empenho pessoal e dos docentes que, a toda hora, davam a realimentação necessária. No entanto, cursar a distância se tornou comparável e, de certa forma, igual ao estudo presencial.

Uma das grandes vantagens de estudar a distância é o aprendizado autorregulado que, se desenvolvido, aumenta mais responsabilidade no estudante. Contudo, senti inconveniente a falta de informação ao estudante via seu e-mail disponível na plataforma, e com antecedência, as situações e que o Campus Virtual estaria fechado em manutenção.

A formação e os professores atenderam às suas expectativas?

Pessoalmente senti que tive o atendimento que esperava e na hora útil de todo o processo de aprendizagem. Os professores corresponderam as minhas expectativas.

O que você destacaria de sua experiência cursando os estudos patrocinados pela FUNIBER?

O que mais me marcou foi a pontualidade do atendimento dos docentes e demais profissionais da FUNIBER. Ademais, a participação de vários alunos pelo mundo fora, na troca de ideias em fóruns, é uma mais valia para a melhor compreensão dos conteúdos e não só.

Está conseguindo aplicar os conhecimentos adquiridos com a formação patrocinada pela FUNIBER?

De certa forma sim. O meu trabalho, como docente, tomou outra perspectiva para a obtenção de bons resultados.

Você espera que a formação obtida por meio da FUNIBER abra novos horizontes profissionais? Quais?

Até certa medida, foi pelo desejo de novos horizontes profissionais que decidi em cursar na FUNIBER. Assim, espero com a formação, não apenas novas oportunidades, mas também exercer a minha profissão atual de melhor forma para atingir a excelência necessária.

Você recomendaria o estudo da FUNIBER para algum amigo ou familiar?

Sim, com toda a certeza. Aliás, assim o tenho feito!