Fenias Manjate, aluno moçambicano bolsista pela FUNIBER: “Fiquei fascinado pelo fórum de discussão no Campus Virtual”

Cursou o Mestrado em Comunicação, titulado pela UNEATLANTICO, para conseguir melhorar suas habilidades na produção e realização de materiais audiovisuais.

Fenias Simeão Manjate é um aluno da região moçambicana de Matola, situada a poucos quilômetros da capital do país, Maputo. Ele trabalha na televisão pública moçambicana e cursou, mediante bolsa de estudos pela FUNIBER, o Mestrado em Comunicação, titulado pela Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO), para conseguir melhorar suas habilidades na produção e realização de materiais audiovisuais.

Como você ficou sabendo da FUNIBER e da atividade da Fundação?

Um colega de trabalho me recomendou a FUNIBER, ele havia feito cursos patrocinados pela Fundação e teve uma boa experiência.

O que fez você decidir pela FUNIBER?

Para mim, foram as comodidades da FUNIBER; cursei o Mestrado que me interessava, a inscrição foi muito fácil e o preço muito acessível graças ao Programa de Bolsas de estudo da Fundação.

Como foi sua experiência com a Fundação? Sentiu-se apoiado e recebeu suporte em seus estudos?

A experiência foi muito boa, o pessoal da FUNIBER sempre teve um comportamento diligente e me ajudaram com tudo o que eu precisei. Tive problemas com os materiais impressos do Mestrado, pois não chegavam a tempo na sede de Moçambique, embora, por sorte, eu os recebia em PDF.

Como foi a experiência de estudar a distância? Quais as vantagens e as desvantagens desse sistema? Foi difícil finalizar seus estudos?

Estudar a distância foi muito gratificante, descobri uma nova maneira de estudar e poder trabalhar paralelamente. Aproveitei muito da experiência e acabei vendo os professores e os colegas como se estivessem pessoalmente comigo. Este é o único problema, a ausência de contato físico com outros estudantes e com os professores, que, talvez, eu nunca os conheça.

A formação e os professores atenderam suas expectativas?

A formação e os professores superaram muito minhas expectativas, sem dúvidas.

O que você destacaria da sua experiência cursando os estudos patrocinados pela FUNIBER?

Fiquei fascinado pelo fórum de discussão no Campus Virtual. É muito interessante ler opiniões de estudantes de todo o mundo sobre diversos temas.

Você tem conseguido aplicar os conhecimentos adquiridos com a formação patrocinada pela FUNIBER?

Sim, trabalho na televisão pública de Moçambique e, por isso, foi muito fácil para aplicar os conteúdos do mestrado. Atualmente estou trabalhando na reprodução de um curta e estou recorrendo aos conhecimentos adquiridos em várias disciplinas.

Você espera que a formação obtida por meio da FUNIBER lhe abra novos horizontes profissionais? Quais?

Sim, assim espero. Me encantaria poder ajudar a criar uma área de produção de ficção (telenovelas, séries e filmes) na televisão pública de Moçambique.

Você recomendaria os programas patrocinados pela FUNIBER para algum amigo ou familiar?

Claro que sim, já os recomendei para três pessoas que já estão cursando formações patrocinadas pela FUNIBER.