Opinião de Walter Franco, aluno equatoriano premiado pela FUNIBER

Walter continuou formando-se ao longo da sua carreira, e que vai continuar a crescer é o que o levou a estudar o Mestrado em Gestão Estratégica em Tecnologia da Informação, que patrocina FUNIBER

Walter Francisco Franco Varas é professor universitário e jornalista cultural da cidade de Guayaquil, no Equador. Walter continuou formando-se ao longo da sua carreira, e que vai continuar a crescer é o que o levou a estudar o Mestrado em Gestão Estratégica em Tecnologia da Informação, que patrocina FUNIBER. Este jornalista equatoriano estava muito satisfeito com a experiência e gostava de trabalhar com estudantes de todo o mundo.

Como você ficou sabendo da FUNIBER e da atividade da Fundação?

A primeira vez que ouvi falar da FUNIBER foi em 2014, quando buscava mestrados para continuar seus estudos depois de terminar a licenciatura em Ciências da Comunicação, mas depois optei por outro Mestre. Era um par de anos mais tarde, quando eu assisti a uma conferência em Guayaquil Dr. Santiago Tejedor organizado pela FUNIBER, eu tenho informações detalhadas sobre os programas que os patrocinadores da Fundação e decidi por um deles.

O que fez você optar pela FUNIBER?

As facilidades do Programa de Bolsas da Fundação, que me permitiu poder escolher entre os dois programas que me interessavam por meu perfil, muito centrado na Comunicação Social, Mestrado em Direção Estratégica em Telecomunicações e Mestrado em Direção Estratégica em Tecnologias da informação, me decantando finalmente pelo segundo. Conhecer o campus virtual com o qual funcionam as formações que a FUNIBER patrocina foi muito interessante. O Mestrado permitiu-se seguir estudando e estar mais perto de cursar um doutorado que me permita também exercer como docente universitário, além de continuar como jornalista.

Como foi sua experiência com a Fundação? Sentiu-se apoiado em seus estudos?

A experiência foi perfeita desde todos os pontos de vista; acadêmico, pessoal, profissional, social e humano. O pessoal administrativo da FUNIBER o Equador foi muito amável em todo momento, e também tive uma excelente experiência com o pessoal das duas universidades que titulam o Mestrado; Universidade Internacional Iberoamericana do México (UNINI México) e Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO). O apoio da FUNIBER e dos diferentes docentes das universidades foi constante, em nenhum momento me encontrei desamparado ou abandonado.

Como foi a experiência de estudar a distância? Quais vantagens e desvantagens tem este sistema? Foi difícil poder finalizar seus estudos?

Estudar a distância não foi complicado já que tinha uma experiência anterior e muito recente. Às vezes era para mim um problema poder reunir a formação com minha atividade profissional, já que me custou organizar tudo, mas pude superar esses momentos com facilidade graças à vontade que tinha e também às possibilidades que me oferecia a tecnologia da FUNIBER.

A grande vantagem que têm estes estudos é a flexibilidade no referente ao tempo que se pode dedicar à aprendizagem, e não só a memorizar com pressão para esquecê-lo posteriormente. Com o Mestrado pude aprender e aplicar os conhecimentos de maneira mais efetiva e, além disso, tive acesso a diversas materiais na biblioteca digital. A única desvantagem que encontrei foi que, algumas vezes, demorei para solucionar minhas dúvidas, já que não tinha contato direto pessoal com os docentes ou com a FUNIBER.

Para mim não foi difícil concluir os estudos, nisso parte foi graças à ajuda do pessoal docente que me ajudou no Projeto Final do Mestrado.

A formação que cursou e seu quadro de professores atenderam às suas expectativas?

Foi satisfeita. A organização foi excelente e oferecia respaldo em todo momento. O professorado foi excelente, e eu adorei que meus companheiros fossem de todo o mundo, isso fez que a interação fora muito enriquecedora.

O que você destacaria sobre sua experiência estudando os estudos patrocinados pela FUNIBER?

Os fóruns e exercícios para os quais a aprendizagem colaborativa assumiu um papel essencial me pareceram muito úteis. Também acredito que certos programas tenham práticas presenciais supervisionadas.

Você foi capaz de aplicar os conhecimentos adquiridos com o treinamento patrocinado pela FUNIBER?

Naturalmente, todos os dias na universidade onde trabalho como professora, tenho podido aconselhar muito mais os alunos sobre o uso acadêmico das tecnologias.

Você espera que a formação obtida por meio da FUNIBER abra novos horizontes profissionais? Quais?

Sim, espero que me ajude a trabalhar mais nas áreas de publicidade e marketing, tenho muito interesse. Pelo meu trabalho na universidade, como eu disse, o aprendizado adquirido em novas tecnologias foi fundamental. Mas eu tenho que acrescentar que nada aprendido é supérfluo, e eu tenho usado o conhecimento em meu trabalho como editor freelancer de questões culturais no meu país.

Você recomendaria estudar os programas patrocinados pela FUNIBER para um amigo ou parente?

Sim, claro que eu recomendaria, acredito que a aprendizagem on-line combinada com a aplicação profissional dos conteúdos estudados é a melhor maneira de aprender.