Opinião de Kamono Daniel Kamono, aluno moçambicano bolsista pela FUNIBER

Aluno do Mestrado em Recursos Humanos e Gestão do Conhecimento

Kamono Daniel Kamono é um aluno da localidade de Fingoe, Moçambique, que estudou com bolsa pela FUNIBER o Mestrado em Recursos Humanos e Gestão do Conhecimento  titulado pela Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO). Para Kamono, não foi difícil finalizar os estudos, mas destaca que é necessário que os alunos sejam proativos e disciplinados.

Como soube da FUNIBER e da atividade da Fundação?

Conheci a FUNIBER e as atividades dela pesquisando na internet. Um colega de trabalho também falou da Fundação, quando entrei em contato com o pessoal da FUNIBER, esclarecendo-me tudo sobre os métodos de pagamento e o Programa de Bolsas da Fundação.

O que fez você decidir pela FUNIBER?

No primeiro momento, após analisar tudo o que a FUNIBER oferecia, as facilidades financeiras foram um fator muito importante, assim como a possibilidade de estudar no meu tempo livre e que podia contar com um computador e acesso à internet, coisas que não estão garantidas em Moçambique.

Como foi sua experiência com a Fundação? Sentiu-se apoiado e respaldado em seus estudos?

Minha experiência com a FUNIBER foi muito satisfatória, a maturidade de todos os estudantes que interagi em diversos trabalhos me ajudou a melhorar e a superar momentos complicados em várias disciplinas. Com o Mestrado, ampliei meus conhecimentos e capacidades para a gestão de pessoas e de talentos.

Senti-me muito apoiado em todo momento e isso me permitiu focar em trocar conhecimentos e experiências com professores e estudantes, e a desfrutar da aprendizagem.

Como foi a experiência de estudar a distância? Quais vantagens e problemas este sistema possui? Foi difícil poder finalizar seus estudos?

A experiência foi muito positiva, a chave é entender que o estudante e sua proatividade são partes essenciais para o sucesso nos estudos a distância.

O mestrado que cursei tem várias vantagens , pude cursar estudos superiores muito atualizados no meu tempo livre e agora estou capacitado para abrir minha própria empresa. O único problema é a falta de contato direto com os docentes, embora respondam rápido e eficientemente pelo e-mail.

Não demorei para finalizar meus estudos, a disciplina é sempre necessária, mas pude manter um bom nível ao longo do mestrado. Minhas preocupações vinham por possíveis problemas técnicos, como a instabilidade das conexões da internet.

As expectativas de formação e dos professores que você tinha foram cumpridas?

Sim, em ambos os casos. Os professores foram essenciais e melhorou minhas expectativas mais otimistas, suas contribuições melhoraram muito a experiência.

O que você destacaria da sua experiência cursando os estudos patrocinados pela FUNIBER?

Destaco a oportunidade que foi para mim e também as facilidades econômicas que a FUNIBER me deu.

Você pode aplicar os conhecimentos adquiridos com a formação patrocinada pela FUNIBER?

Sim. Estou aplicando o que aprendi em minha atividade profissional e, graças a este mestrado atualizado, é de grande ajuda.

Você espera que a formação obtida pela FUNIBER abra novos horizontes profissionais? Quais?

Sim. Espero que me permita logo cursar um doutorado.

Você recomendaria os programas patrocinados pela FUNIBER a algum amigo ou familiar?

Sim! Recomendaria a todos. Acredito que é importante informar das vantagens e oportunidades que a FUNIBER oferece, mas também da necessidade de ser constante e disciplinado quando se estuda a distância.