Entrevista com Jorge Napoleón Cuenca Velásquez, estudante peruano com bolsa da FUNIBER

Entrevista com Jorge Napoleón Cuenca Velásquez, estudante peruano com bolsa da FUNIBER

O estudante peruano Jorge Napoleón Cuenca Velásquez cursou, com bolsa da FUNIBER, o Mestrado em Educação, com titulação pela Universidad Internacional Iberoamericana (UNINI México).

O aluno, com mais de quatro décadas de carreira profissional no setor avícola, conheceu a atividade da FUNIBER por meio do site corporativo.

Jorge destaca que os programas de formação a distância são úteis porque permitem o acesso a uma grande percentagem da população, embora estudar nesta modalidade implique, segundo ele, um maior grau de empenho.

Em relação ao seu programa de estudos, o aluno espera que a formação obtida abra novas oportunidades de trabalho, aumentando a sua área de atuação. Em relação às dificuldades derivadas da pandemia Covid-19, o aluno destaca a importância do ensino a distância neste período.

Você pode ler a entrevista completa abaixo:

 

Qual foi o motivo que levou você a optar pela FUNIBER para cursar o ensino superior?

Um dos objetivos da minha vida é transmitir todo o meu conhecimento pessoal e profissional a gerações de empreendedores com vontade de aprender. No entanto, senti que precisava aprender muito mais sobre os temas que um educador deve desenvolver para que seu trabalho seja eficiente.

Além do exercício da minha carreira profissional como Engenheiro Zootécnico, ingressei na universidade dando aulas na minha especialidade, aplicando as experiências e conhecimentos adquiridos. A imagem dos meus professores foi um fator muito influente, a vontade de transmitir meus conhecimentos e experiências me motivou, mas eu considerava que não era suficiente, senti que precisava realizar uma formação docente para poder atuar nesta nova etapa da minha vida profissional. Assim, tomei a decisão de buscar o Mestrado em Educação patrocinado pela FUNIBER, por se adequar às minhas atuais condições de trabalho e profissional, que acessei por meio de uma bolsa parcial que me foi dada.

 

 

O que você destacaria sobre sua experiência em estudos patrocinados pela FUNIBER?

Muitos são os aspectos que têm sido relevantes na minha experiência formativa para a concretização de um dos meus objetivos de vida, o de obter as aptidões e competências para desempenhar com eficácia o ensino universitário na área da minha especialidade.

Sinto que consegui integrar a função docente na minha vida profissional, além de ser capaz de compreender e usar as tecnologias de informação e comunicação de uma forma mais holística e que me permite aplicar o ensino em diferentes contextos educacionais por meio de diferentes metodologias e pesquisas e aplicação de critérios de avaliação em diferentes contextos educacionais.

 

Em relação à metodologia de formação a distância, quais as vantagens e desvantagens que você acha que esse sistema tem?

Considero que os programas de educação a distância são uma excelente alternativa de formação e que têm sido utilizados com grande sucesso em todo o mundo, pois sendo inclusivos, permitem o acesso a uma grande parte de pessoas que por motivos diversos não conseguem continuar os seus estudos pessoalmente.

Na educação a distância, o comprometimento do aluno em compreender e aplicar os processos da sua própria aprendizagem é fundamental, para se tornar dono da construção do seu próprio conhecimento e isso, que considero a principal vantagem neste modelo educacional, tem que ser nível de motivação dos professores que integram o sistema e que, por meio das TIC, se tornam uma fonte de feedback constante no processo de formação.

A principal desvantagem que consigo identificar é o nível de acesso aos meios de comunicação, que é muito desigual nas sociedades, no entanto, a plataforma em que temos trabalhado nestes anos na FUNIBER, tem me permitido interagir intensamente com professores e colegas de uma forma muito interativa e em contextos diferentes de acordo com a realidade.

 

Você acha que a formação obtida por meio da FUNIBER pode abrir para você novas oportunidades de trabalho? Por quê?

Definitivamente acho que sim, porque não é apenas dar valor adicional à minha formação como Engenheiro Zootécnico, mas aumenta significativamente a área de atuação agora relacionada com a produção e integração de conhecimentos significativos nos meus alunos e tudo isto alcançado ao longo da minha vida na formação contínua, primeiro como engenheiro zootecnista e agora como docente

 

Que balanço você faz deste último ano marcado pelo ensino on-line que a pandemia COVID-19 trouxe consigo?

Estes anos de desafios que a pandemia da Covid-19 trouxe permitiram destacar a importância da educação a distância no desenvolvimento das populações e principalmente daquelas onde os recursos são mais limitados e na dimensão pessoal me permitiu fazer o mestrado em educação sem maiores inconvenientes, bem como aplicar essas experiências em meu próprio ambiente de ensino.

Se você deseja expandir seus estudos como Jorge Napoleón Cuenca Velásquez e se candidatar a uma bolsa para cursar um curso de graduação, mestrado ou especialização, você pode descobrir em: