Opinião de Marcos Tapia, aluno do Mestrado em Gestão Integrada: Meio Ambiente, Qualidade e Prevenção patrocinado pela FUNIBER

Opinião de Marcos Tapia, aluno do Mestrado em Gestão Integrada: Meio Ambiente, Qualidade e Prevenção da FUNIBER

Marcos Tapia, aluno do Chile, bolsista pela FUNIBER do Mestrado em Gestão Integrada: Meio Ambiente, Qualidade e Prevenção, opina sobre a sua experiência estudando a distância

Marcos, natural de San Bernardo (Chile), é Graduado em Engenharia de Execução de Eletricidade pela Universidade de Santiago de Chile (USACH). Também, possui o título de Técnico Superior em Eletrônica Industrial cursado no Instituto Profissional Centro de Formação Técnica (INACAP).

O aluno do Chile também possui o Mestrado em Gestão Integrada: Meio Ambiente, Qualidade e Prevenção patrocinado pela FUNIBER, com dupla titulação pela Universidad Internacional Iberoamericana (UNINI EUA) e pela Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO). Também, concluiu sua formação com as Especializações no ISO 9001; e em Mineração e Meio Ambiente, também promovidos pela FUNIBER.

Ao longo de sua trajetória profissional, Marcos trabalhou em diferentes empresas do setor eletrônico e como docente na Universidad de Chile (UCHILE). Há 15 anos, o estudante do Chile é Consultor e Assessor independente para diversas empresas, indústrias e instituições públicas.

Conversamos com Marcos Tapia para conhecer a sua experiência estudando a distância:

Por que decidiu cursar o Mestrado em Gestão Integrada: Meio ambiente, Qualidade e Prevenção patrocinado pela FUNIBER?

Decidi cursar a Mestrado com dupla titulação em Gestão Integrada: Meio ambiente, Qualidade e Prevenção da FUNIBER com o objetivo de ampliar os meus conhecimentos e habilidades profissionais em outras áreas e não menos importantes que também intervêm na minha especialidade como engenheiro elétrico.

O que você mais gostou do Mestrado? O que destacaria?

O que eu mais gostei do Mestrado foi a sua modalidade on-line e a possibilidade de interagir com professores e profissionais de outros países. Dessa forma, destaco a sua modalidade, que me permitiu programar os meus tempos de estudos com o meu trabalho, entre outras atividades, também, importantes do meu dia a dia.

O que opina sobre os professores do Mestrado? E do programa de estudos?

Tenho uma boa opinião sobre os professores do Mestrado em relação ao conhecimento e a pronta resposta ao responder as minhas perguntas. Em geral, em relação ao programa de estudos, parece-me muito assertiva a estrutura com que está elaborado o programa e a forma de apresentação sistematizada dos temas com exemplos práticos.

Como Engenheiro Elétrico, o que contribuiu o Mestrado em Gestão Integrada: Meio Ambiente, Qualidade e Prevenção patrocinado pela FUNIBER?

Como Engenheiro Elétrico, o Mestrado em Gestão Integrada: Meio Ambiente, Qualidade e Prevenção da FUNIBER forneceu-me conhecimento teórico e prático nestas diferentes especialidades, ampliando a minha visão como consultor independente e assessor.

Por que decidiu completar a sua formação com as Especializações no ISO 9001 e em Mineração e Meio Ambiente?

Decidi completar a minha formação com a Especialização no ISO 9001, considerando a momento atual que o Chile vive, como país em vias de desenvolvimento, já que muitas das empresas locais estão homologando sob as normas internacionais de Qualidade, da mesma forma de Meio ambiente e Prevenção. Em relação à formação na Especialização em Mineração e Meio Ambiente, e sendo o Chile um país mineiro de nível mundial, faltava-me complementar os meus estudos e conhecimentos como assessor em relação a esta área da indústria.

Como Assessor Independente, como está aplicando os conhecimentos aprendidos com a FUNIBER em seu dia a dia profissional?

Estou aplicando os conhecimentos aprendidos com a FUNIBER no meu trabalho diário como assessor e consultor independente principalmente em empresas de construção que são responsáveis, pelo Diretores privados ou pelo Estado, diversos projetos de infraestrutura a nível nacional, e mais especificamente em projetos de recintos especiais com riscos de contaminação ambiental (derrame) ou com riscos de explosão (combustíveis).

Você já recebeu o título? Se for assim, quanto demorou?

Ainda não recebi os meus títulos, devo esperar um prazo de 12 a 15 meses.

O que diria às pessoas que estão planejando estudar a distância com a FUNIBER?

Na minha experiência, recomendo esta modalidade de estudo às pessoas que estejam planejando estudar a distância com a FUNIBER, principalmente por razões práticas de administração de tempo pessoal e de trabalho, da mesma forma pela ajuda, pelo financiamento, por meio das bolsas da FUNIBER.

Links relacionados: