Shirley Soria, aluna boliviana bolsista pela FUNIBER: “Não esperava aprender tanto”

Shirley Soria, aluna boliviana bolsista pela FUNIBER: “Não esperava aprender tanto”

Shirley Carminia Soria Torrico é uma aluna de Cochabamba, na Bolívia, que cursou, com bolsa pela FUNIBER, o Mestrado em Recursos Humanos e Gestão do Conhecimento. Para Shirley, estudar on-line ocasionou uma grata surpresa pela qualidade dos programas que a FUNIBER patrocina, o que permitiu, a princípio, que aprendesse muito mais do que esperava, crescendo também profissionalmente.

Como você soube da FUNIBER e da atividade da Fundação?

Procurava bolsas de estudo tituladas por instituições estrangeiras e a FUNIBER foi uma das primeiras instituições que encontrei na internet.

O que a fez decidir pela FUNIBER?

A facilidades econômicas que proporcionava o Programa de Bolsas da Fundação, assim como a diligência do pessoal da FUNIBER para proporcionar informação e ajuda com todas minhas dúvidas e problemas

Como foi sua experiência com a Fundação?

Excelente. Eu custei a me adaptar com a metodologia on-line a princípio, já que a forma de trabalho era nova para mim, contudo aprendi muito e melhorei ao longo dos estudos.

Você se sentiu apoiada e respaldada em seus estudos?

Sim, alguns docentes respondem mais rapidamente que outros, mas todos me ajudaram e na minha tese eu contei com um grande apoio de minha tutora e do pessoal administrativo da FUNIBER.

Como foi a experiência de estudar a distância?

Surpreendentemente bem, uma vez que não esperava aprender tanto. Creio que a percepção negativa da educação virtual não está justificada, uma vez que é inclusive melhor que a presencial e te permite crescer profissional e pessoalmente, além do crescimento acadêmico que se pressupõem a toda formação.

Quais vantagens e inconvenientes possui este sistema?

Para mim, a maior vantagem foi a flexibilidade, a possibilidade de consulta ao campus virtual, de qualquer lugar e a qualquer momento.

No meu caso a maior desvantagem foi por problemas técnicos, sendo a que a internet estável pode te fazer perder trabalho ou te limitar de algum modo.

Foi complicado conseguir finalizar seus estudos?

Sim, custou para que eu conciliasse os estudos com as atividades laborais e me custou também concluir os trabalhos dentro do prazo.

A formação cursada e seu professorado cumpriram com as expectativas que você tinha?

Ambos superaram as expectativas. Aprendi muito, ainda que tenha a sensação que fiquei com lacunas em alguns temas específicos.

O que você destacaria de sua experiência cursando os estudos patrocinados pela FUNIBER?

Destacaria que é uma opção que facilita a aprendizagem para pessoas que tenham pouco tempo para assistir classes presenciais, permitindo também trabalhar com prestigiosos docentes internacionais, algo que seria quase impossível em formações convencionais.

Você pode aplicar os conhecimentos adquiridos com a formação patrocinada pela FUNIBER?

Sim, pude aplicar os conhecimentos de maneira quase imediata, o que me ajudou muito. O que aprendi no Mestrado patrocinado pela FUNIBER mudou a forma de ver meu trabalho e de enfrentar e interpretar cada situação.

Você espera que a formação obtida por meio da FUNIBER possa abrir novos horizontes profissionais? Quais?

Sim, espero ocupar cargos de maior responsabilidade em breve, já que o Mestrado me permite gerir minhas tarefas com maior eficiência.

Você recomendaria para algum amigo ou familiar os programas patrocinados pela FUNIBER?

Sim, já recomendei e seguirei recomendando.

Como você avalia poder receber os conteúdos de formação em formato físico, além de poder consulta-los on-line? Os materiais impressos resultaram úteis?

Foram de grande utilidade, uma vez que eu não pode ter acesso a internet a todo momento, sendo que pude carrega-los comigo e estudar em qualquer lugar. Também me ajudaram a descansar a vista dos monitores.

Foi uma vantagem que a FUNIBER tivesse uma sede física em seu país?

Sim, me ajudou muito, uma vez que podia ir pessoalmente à sede caso tivesse alguma urgência.