Opinião de Ilse Liliana Carmona, aluna do Mestrado em Linguística Aplicada ao Ensino do Espanhol como Língua Estrangeira da FUNIBER

Opinião de Ilse Liliana Carmona, aluna do Mestrado em Linguística Aplicada ao Ensino do Espanhol como Língua Estrangeira da FUNIBER

Ilse Liliana Carmona, aluna do México, bolsista da FUNIBER no Mestrado em Linguística Aplicada ao Ensino do Espanhol como Língua Estrangeira, conta sobre sua experiência de estudar a distância

Ilse, nascida em Toluca (México), tem formação em Línguas pela Universidade Autônoma do Estado do México (UAMEX) Além disso, tem o Mestrado em Linguística Aplicada ao Ensino do Espanhol como Língua Estrangeira patrocinado pela FUNIBER, com dupla titulação pela Universidade Internacional Ibero-americana do México (UNINI México) e pela Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO).

Ao longo de sua trajetória profissional, a aluna mexicana trabalhou como professora de francês na educação pré-escolar e primária em instituições provadas e, atualmente, é professora no Programa Nacional de Inglês na Educação Básica do Estado do México.

Conversamos com a aluna para conhecer sua experiência estudando a distância:

Por que você decidiu cursar o Mestrado em Linguística Aplicada ao Ensino do Espanhol como Língua Estrangeira?

 da FUNIBER?

Decidir estudar neste mestrado porque considero importante a preparação profissional contínua, além disso, o programa está totalmente relacionado com os estudo da minha licenciatura, servindo para me colocar na vanguarda de temas relacionados com a metodologia do ensino de línguas. Da mesma maneira, permitiu que eu aplicasse os conhecimentos adquiridos em meu campo de trabalho.Futuramente, eu adoraria trabalhar como professora de espanhol para estrangeiros.

O que você mais gostou no Mestrado? O que se destacou?

O que eu mais gostei no Mestrado em Linguística Aplicada ao Ensino do Espanhol como Língua Estrangeira foi o programa de estudos, assim como o incentivo ao trabalho colaborativos com os colegas que estão em outros países, o que permitiu que eu identificasse diferentes percepções do ensino de idiomas no estrangeiro.

Qual sua opinião sobre os professores do Mestrado? E sobre o programa de Estudos?

Gostei muito do programa, pois todas as matérias são interessantes e, definitivamente, as tarefas e o trabalho colaborativo que fazíamos estava focado em situações acadêmicas reais. Acredito fortemente que os professores estão bem preparados profissionalmente e que sua exigência me permitiu ser mais analítica e a realizar trabalhos de melhor qualidade.

Como Licenciada em Línguas, no que contribuiu o  Mestrado em Linguística Aplicada ao Ensino do Espanhol como Língua Estrangeira da FUNIBER?

O mestrado permitiu que eu consolidasse mais meus conhecimento e que eu os colocasse em prática na minha atividade docente, além disso, deu a oportunidade de explorar novas estratégias, tanto de ensino como de avaliação, o que facilitou e renovou minha forma de ensinar uma língua estrangeira.

Embora você trabalhe como professora de inglês, você vem aplicando os conhecimentos aprendidos em seu dia-a-dia profissional?

Grande parte dos conhecimentos adquiridos no Mestrado foram empregados em meu campo de trabalho como professora de inglês, pois haviam matérias que podiam ser aplicadas a qualquer idioma, sobretudo aquelas relacionadas à metodologia, à avaliação, ao projeto e criação de materiais, entre outras.

Que mensagem você deixaria para as pessoas que estão planejando estudar a distância com a FUNIBER?

Gostaria de incentivá-los a fazer sua pós-graduação na FUNIBER, pois eles têm professores excelentes, os programas de estudos são interessantes e atuais, recebemos o material impresso e é uma fundação confiável para estudar a distância, pois os títulos encontram-se reconhecidos por suas respectivas instâncias acadêmica.

Links relacionados: